Lisboa é uma das cidades mais vibrantes da Europa. Oferece aos seus visitantes infinitas coisas para descobrir. Confira esta lista das 30 Coisas para fazer em Lisboa – um guia definitivo dos melhores pontos locais, e descubra porque as pessoas adoram esta cidade!
O TourScanner é o principal site de meta-pesquisa para excursões e atividades de viagem. Pesquise mais de 15 sites de reservas e encontre a sua atividade de viagem ideal ao melhor preço.
1. Mosteiro dos Jerónimos – Padrão dos Descobrimentos
O Mosteiro dos Jerónimos foi construído em homenagem à viagem histórica de Vasco da Gama à Índia, e agora é aclamado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Neste requintado monumento à era dourada dos descobrimentos, desfrutará de uma admirável arquitectura manuelina portuguesa e da Capela de São Jerónimo, onde poderá encontrar os túmulos de Vasco da Gama e outras figuras históricas portuguesas.
2. Castelo de São Jorge – O Castelo Antigo
O Castelo de São Jorge fica no topo da colina mais alta do bairro de Alfama e dificilmente pode ser esquecido quando você passeia pela cidade. Este antigo castelo mouro do século XI não só oferece uma história e contos abundantes, mas também vistas deslumbrantes sobre o centro histórico de Lisboa e o Rio Tejo, tornando-o imperdível para todos os turistas que visitam pela primeira vez.
3. Torre de Belém – Um Tributo à Era dos Descobrimentos
Um monumento emblemático de Lisboa a não perder é a deslumbrante Torre de Belém, o marco do bairro de Belém, que pode ser desfrutado juntando-se a um dos passeios a pé. Construído no século XVI como uma fortaleza para proteger o porto de Lisboa, o edifício manuelino serve agora como um monumento e é intitulado como Património Mundial da UNESCO. É o lugar que encabeça a lista imperdível de todos os turistas de Lisboa.
4. Museu Calouste Gulbenkian – Baú do Tesouro de Lisboa
O famoso Museu Calouste Gulbenkian é o lar de uma abundância de obras de arte de valor inestimável de todo o mundo, incluindo tesouros egípcios antigos, porcelana Qing, a poltrona de Maria Antonieta e pinturas de mestres europeus. Uma visita a este museu facilmente fará com que você passe meio dia para se entregar à arca do tesouro da cidade. O bilhete custa apenas 10 €.
5. Museu Colecção Berardo – Uma Galeria Moderna Suprema
O Museu Colecção Berardo alberga uma das colecções de arte moderna mais aclamadas do mundo e é o museu mais visitado de Portugal. Fundada pelo milionário português José Berardo, a galeria bem projetada exibe uma atraente constelação de obras abstratas, surrealistas e pop art, incluindo originais de Andy Warhol, Pablo Picasso e Jackson Pollock. É, sem dúvida, um must see para qualquer amante da arte moderna e contemporânea. O bilhete de entrada custa apenas 5 €.
6. Ruínas do Convento do Carmo – Os Arcos Resistentes a Terramoto
As ruínas esqueléticas do Convento do Carmo estão de facto entre os mais reminiscentes de todos os monumentos históricos de Lisboa. Demolida pelo terremoto de 1755, a igreja agora contém apenas os esqueletos de arcos e pilares remanescentes, junto com a capela-mor não-destruída que hoje abriga o Museu de Arqueologia do Carmo. A apresentação peculiar do Convento do Carmo é o que o torna tão cativante, ganhando assim um lugar de primeira linha na lista de desejos de todos os turistas.
7. Sé de Lisboa – A Imperdível e Mais Antiga Catedral da Cidade
A Sé de Lisboa, a catedral com um exterior imponente, é a mais antiga e importante catedral da cidade, construída em 1150, logo após os cristãos terem recuperado a cidade dos mouros. Tendo sobrevivido a vários terramotos e sido reconstruída várias vezes, a catedral é hoje uma mistura de diferentes estilos arquitectónicos e inclui um impressionante claustro gótico. É um complexo antigo icônico que todos os visitante não devem perder.
8. Igreja de São Roque – Caixa de Jóias da Cidade
A Igreja de São Roque (Igreja de Saint Roch) pode enganá-lo com sua fachada modesta. Mas uma vez que você entra, seu interior extravagante embelezado com ouro, mármore e azulejos irá deixá-lo sem palavras. É a casa da capela mais cara do mundo, que foi construída em Roma e abençoada pelo Papa, depois desmontada e enviada para Lisboa em 1742. Simplesmente uma generosa reunião de ouro, pedras preciosas e pinturas em mosaico. A Igreja de São Roque oferece uma experiência única de visita à igreja.
9. Jogue para descobrir as jóias escondidas de Lisboa!
Não quer seguir mapas? Não é realmente um para seguir um guia turístico? Ainda quer experimentar o melhor de Lisboa? Jogue para ver as jóias escondidas da cidade e desbloquear histórias esquecidas! Secret City Trails oferece 5 aventuras diferentes nos bairros históricos da cidade + uma outra em Belém! O que você está esperando?
10. Ponte 25 de Abril – A Fita Vermelha do outro lado do Tejo
A Ponte 25 de Abril é uma espectacular ponte suspensa que liga a cidade de Lisboa e o concelho de Almada. É frequentemente comparado à Golden Gate Bridge de San Francisco devido à sua semelhança de cor e estrutura. No entanto, olhar para o cenário da ponte e do rio Tejo pelas margens é absolutamente agradável.
Logo ao lado da Ponte 25 de Abril está o Padrão dos Descobrimentos, um monólito esculpido em pedra para comemorar a Era dos Descobrimentos. A escultura inclui importantes navegadores portugueses, monges e cartógrafos. Seria um bônus extra para suas fotografias da ponte.
11. Sintra – Onde há Contos de Fadas
Sintra é uma cidade pitoresca cheia de moradias coloridas localizadas a noroeste de Lisboa. A cidade inteira é nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO e é famosa por seu estilo de conto de fadas. O Palácio da Pena e o Palácio Nacional de Sintra estão entre os melhores lugares para ver em Sintra e vai tirar fotos incríveis! Seria uma viagem de um dia perfeito para passear por esta cidade hipnotizante e admirar as paisagens verdejantes ao longo da colina. Sintra pode ser visitada também com muitos viagem de um dia de Lisboa.
12. Museu Nacional do Azulejo – Uma Visita aos Azulejos Portugueses
O Museu Nacional do Azulejo é o lugar perfeito para admirar a beleza dos azulejos – azulejos decorativos. Instalado na igreja e nos claustros da sublime Igreja e Convento da Madre de Deus, o museu possui todos os tipos de azulejos imagináveis. Além disso, a entrada no museu também inclui o acesso à capela barroca coberta de ouro. É definitivamente um museu único em Portugal.
13. Panteão Nacional de Santa Engrácia – Uma Simetria Surpreendente
O requintado Panteão Nacional de Santa Engrácia tem um belo interior que fará você admirar seu design logo que você entrar. Desde os pontos mais altos da cúpula, você pode ter as melhores vistas do impressionante interior simétrico. Enquanto no terraço do Panteão, você pode desfrutar de uma fantástica vista panorâmica sobre a antiga Alfama e o rio Tejo. Absolutamente um lugar de grandeza e obrigatório em Lisboa.
14. Elevador de Santa Justa – Veja a Cidade de Cima
Subindo um tanto entre o movimentado bairro da Baixa, o Elevador de Santa Justa é um elevador neo-gótico que tem mais de um século e costumava ser movido a vapor. O objetivo é mais do que apenas abservar o panorama, mas sim servir como um transporte público para os viajantes chegarem ao Bairro Alto sem subir a colina. Quando vier a Lisboa, não perca esta experiência exclusiva de elevador e desfrute da maravilhosa vista sobre o horizonte da cidade!
15. Oceanário de Lisboa – Visite o Aquário de Classe Mundial
O Oceanário de Lisboa está entre os melhores e maiores aquários do mundo. Com 8000 criaturas marinhas e 7 milhões de litros de água do mar, é o lar de uma variedade inconcebível de peixes e animais marinhos, incluindo criaturas curiosas, como tubarões cinzentos, peixes-diabo, peixe-lua e peixe-palhaço. O Oceanário oferece uma experiência alucinante com seu gigantesco aquário que faz você se sentir como se estivesse debaixo da água. É a atração mais popular para as famílias e, acima de tudo, uma atração de todos os tempos em Lisboa.
16. Bairro Alto – Viva a noite em Lisboa
O Bairro Alto é o núcleo da vida nocturna de Lisboa. Uma vez centro dos boémios de Lisboa, o Bairro Alto tem hoje uma grande concentração de bares e discotecas. De bares de vinho tradicionais a telhados glamourosos, há sempre um lugar para você. Caso contrário, você também pode simplesmente relaxar nas ruas onde nunca vai estar sozinho. Depois da meia noite, as ruas estão sempre cheias de pessoas. Você vai gostar da atmosfera extremamente amigável!
17. Cascais – Relaxe em uma praia intocada
Cascais e as outras cidades litorâneas vizinhas, ao longo da linha de trem de Cascais, são os melhores subúrbios à beira-mar de Lisboa. Uma vez uma pequena aldeia piscatória, Cascais é agora um local privilegiado para escapadelas de fim-de-semana. Se você quer passear pela colorida cidade velha, ou desfrutar de um banho de sol em uma bela praia deslumbrante, este lugar não irá decepcioná-lo. Um feriado em Lisboa sem visitar Cascais está longe de ser completo. Não se esqueça de colocá-lo em sua lista de coisas para fazer em Lisboa!
18. Bonde 28 – Explore a cidade num eléctrico vintage
Pegar o famoso Bonde 28 tem de ser uma das formas mais encantadoras de explorar a cidade de Lisboa. A carruagem vintage leva-o numa rota turística que passa por bairros de renome como Alfama, Baixa e Bairro Alto, bem como atracções populares como o Castelo de São Jorge. Além disso, pegar o velho bonde faz parte da experiência. É absolutamente a melhor coisa a fazer em Lisboa.
19. Parque Natural da Arrábida – Aproxime-se da Mãe Natureza
Se você ama a natureza, belas praias e vida selvagem, o Parque Natural da Arrábida é perfeito para você em todos os sentidos. Reconhecido como Património Mundial da UNESCO, o Parque Nacional da Arrábida oferece vistas de tirar o fôlego da montanha, praias de areia branca extremamente limpas e uma flora e fauna únicas para descobrir. Você vai se apaixonar por seus panoramas mágicos! Além disso, é um ótimo lugar para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e mergulho com snorkel. Tudo somado, fará uma viagem de fim de semana ideal para a sua visita a Lisboa!
20. Praça do Comércio – Escale o arco do século XVIII
Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa – a Praça do Comércio – é uma bela praça que une as vistas panorâmicas da beira-mar e do grandioso Arco da Rua Augusta. Uma caminhada da praça até a orla marítima ofereceria muitas vistas interessantes.
Se você é ambicioso, subir o Arco da Rua Augusta irá garantir-lhe uma bela vista de cima sobre a praça e a água.
21. Alfama – se perde no labirinto antigo!
O bairro mais antigo e tradicional de Lisboa, Alfama, é caracterizado por ruas estreitas e sinuosas que serpenteiam a colina que leva ao Castelo de São Jorge. Alfama é um dos únicos bairros que não foi destruído pelo terramoto de 1775, e manteve a essência da velha Lisboa.
Aqui encontrará dezenas de pequenas lojas, restaurantes e alguns clubes tradicionais de fado. Para todos os turistas em Lisboa, caminhar por Alfama é o melhor lugar para visita Lisboa.
Um dos melhores pontos de vista é o Miradouro da Senhora do Monte, onde pode desfrutar de um panorama incrível sobre a cidade e o rio Tejo.
22. Fado – Ouça as Músicas Tradicionais Portuguesas
O fado é uma arte tradicional portuguesa, que mistura as melodias emotivas dos cantores e os fluxos expressivos das guitarras clássicas. A música é vagamente capturada pela palavra portuguesa saudade. Existem vários locais onde você pode desfrutar de Espectáculos de fado, principalmente localizados no centro de Lisboa (Chiado – Alfama). Pode ser uma excelente oportunidade para provar um bom jantar português e também admirar os arredores simplesmente andando pelas ruas estreitas.
23. Estádio da Luz – Assista a um Emocionante Jogo de Futebol
Os portugueses são apaixonados pelo futebol. Uma viagem a Lisboa durante uma temporada de futebol permitirá que você veja a cidade por trás de suas fachadas turísticas. Assista a um jogo local no Estádio da Luz, um dos melhores estádios de futebol da Europa, localizado no norte de Lisboa, é uma experiência emocionante que você não vai querer perder. É possível visitar o estádio.
24. Pastéis de Belém – A Primeira e Única Pastelaria que Você Precisa
Não há nada como os Pastéis de Belém. Assim que você terminar de comer já vai ter saudade do seu gosto. No momento em que você dá uma mordida – crocante, uma mistura deliciosa de creme, açúcar e ovo – você sabe que vai comer mais do que apenas um. Você pode encontrar outros pasteis por toda a cidade, mas apenas os Pastéis de Belém são os originais e melhores. É um lugar perfeito para o café da manhã ou brunch e sempre uma delícia para comer enquanto você visitar Lisboa. Uma dica é chegar antes das 10h para evitar a longa fila, especialmente nos fins de semana.
25. Bifana – o Melhor Sanduíche da Cidade
Falando do sanduíche mais típico em Portugal, você não pode perder a saborosa bifana. Normalmente apreciado como lanche com cerveja, é um sanduíche de carne de porco composto por um rolo de pão duro com uma costeleta de porco suculenta, temperada com especiarias e alho – uma mistura perfeita de crocante e mingau. A Bifana é tão popular que você pode encontrá-la em quase todo o país. Esqueça os hambúrgueres, pegue uma bifana enquanto estiver em Lisboa!
26. Ginjinha – O Licor Favorito Português
Ginjinha, ou simplesmente Ginja, é um licor de ginja feito com infusão de ginja berries, geralmente servido em copo. É uma bebida muito típica em Lisboa e o licor favorito de muitos portugueses. Você pode optar por pedir um com uma cereja no seu interior – “ginjinha com ginja”, ou um sem – “ginjinha sem ginja”. Outra opção é tê-lo servido em um copo de chocolate. Simplesmente uma bebida incrível.
27. Bacalhau à Brás – O Peixe Nacional
O bacalhau é o peixe de Portugal. Eles têm centenas de maneiras de preparar bacalhau e você pode simplesmente comê-lo todos os dias em um ano sem repetir a receita. Um dos pratos mais tradicionais de bacalhau é o Bacalhau à Brás – bacalhau desfiado com ovos mexidos, azeitonas e batatas fritas. Seria um erro se viesse a Lisboa e não experimentasse este prato extremamente típico. 😉
28. Arroz de Marisco – Delícias do Atlântico
O longo litoral do Atlântico torna Portugal abundante em frutos do mar frescos. Um dos pratos imperdíveis de frutos do mar em Lisboa é o Arroz de Marisco, um arroz de frutos do mar portugueses preparado com temperos típicos portugueses, como alho e piripiri. Geralmente inclui caranguejos, amêijoas, camarões e mexilhões e tem mais molho do que a paella espanhola. Se você gosta de frutos do mar, este é o prato para começar a se aventurar na cozinha local!
29. Polvo à Lagareiro – A Maneira mais Fresca de Comer Polvo
O polvo é um outro marisco comum em Lisboa. Um dos pratos principais é o Polvo à Lagareiro, com Lagareiro que significa “esmagador de azeitonas para fazer azeite”. Os tentáculos de polvo fresco são grelhados em azeite de oliva, temperados com alho e sal, servidos com batatas grelhadas ao lado. A receita é simples, mas extrai a melhor frescura do mar.
30. Time-Out Market – O Primeiro Mercado Gourmet
Se você é um foodie, o Time-Out Market é o lugar para você! Todos os restaurantes, cafés e todos os pratos foram degustados e testados. Eles são a essência das melhores comidas de Lisboa. Com mais de 30 restaurantes e bares e dezenas de lojas com promoções, o Time-Out Market é o primeiro mercado do mundo onde tudo é selecionado. Oferece todos os gostos de Lisboa sob o mesmo teto. Definitivamente um lugar para experimentar!
Qual deles é o seu favorito? Você já visitou ou experimentou alguém antes? Deixe um comentário abaixo e deixe-nos saber o que você pensa!
Se você achar este artigo útil, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos. Desejamos-lhe umas férias fantásticas em Lisboa!
Compartilhe no Pinterest 🙂