Marrakech Desert Tours

Fazer uma excursão no deserto de Marrakech é uma atividade incontornável em Marrocos! Desfrute de um passeio tranquilo e relaxante no deserto calmo de Marrocos. Admire os panoramas incríveis e faça atividades como andar de camelo, observar as estrelas, …

Para si, fizemos esta lista completa com as diferentes excursões possíveis. Leia todas as informações, como os sitios que podes visitar, os preços, transportes, e muito mais! Isto vai ajuda-lo a organisar uma excursão no deserto de Marrakech inesquecível!

O guia inclui as seguintes informações:

Mapa - excursão no Deserto de Marrakech

 

Excursão no deserto de Marrakech, qual escolher?

Antes de tudo, é preciso saber que o deserto tem 3 partes que pode visitar. São todas acessíveis a partir de Marrakech. Também tem a possibilidade de terminar o seu passeio em Fes, se você decidir visitar as dunas de Erg Chebbi de Merzouga no caminho.

 

1- Excursão em Erg Chebbi via Merzouga

As dunas de Erg Chebbi no deserto de Merzouga são provavelmente as melhores para assistir ao por e ao nascer do sol que sublimam os montes de areia. É a localização mais fácil de acesso neste itinerário. Facilmente acessível a partir de Marrakech, o Erg Chebbi é a zona mais próxima do Sahara.

Merzouga é uma cidade berbere na fronteira do deserto do Sahara. Todos os passeios que vão para as dunas passam por Merzouga. A cidade é bastante pequena e serve como ponto de partida dos passeios de camelo que vão em direção dos acampamentos noturnos. Os passeios começam no fim da tarde para poder assitir ao por do sol encuanto avança, para finalmente chegar ao acampento noturno onde vai dormir em tendas confortáveis. Ao jantar, comida berbere acompanhado de música tradicional. Depois, termine a noite come desejar. Pode subir as dunas para admirar um ceu cheio de estrelas, magnifico, que nunca verá noutro sitio.

Recomendamos uma excursão de 3 dias mínimo, com uma noite no acampamento, para desfrutar do deserto inteiro.

Como mencionado mais acima, visitar o deserto de Merzouga lhe dará a possibilidade de voltar a Fez em vez de Marrakech. Nesse caso, você precisará de reservar uma excursão especial que inclui essa opção.

 

2- Excursão em Erg Chegaga via Zagora

O deserto de Erg Chegaga, situado abaixo da aldeia de Zagora, é mais conhecido por ter algumas das melhores rotas 4×4 e por ser uma das maioras dunas de Marrocos.

Da aldeia de M’hamid até as dunas de Chegaga, é uma viagem de 3 horas de carro num caminho fora-de-estrada pedegroso no deserto. É menos turístico em comparação ao Erg Chebbi e as dunas são um pouco mais pequenas. É também o deserto de areia mais próximo, ideal para um passeio de camelo.

Recomendamos fazer uma viagem mínima de dois dias a partir de Marrakech. Além do passeio de camelo, também pode fazer sandboarding ou observação de estrelas com um especialista.

Passeio em Erg Chegaga a partir de Marrakech

 

3- Excursão em Erg Lihoudi via Zagora

O deserto Erg Lihoudi em M’hamid também é fácil de acesso por um caminho fora-de-estrada de 15 minutos em 4×4 ou de carro. É uma área mais pequena que as outras, mas igualemente divertida. A sua vantagem é ser calma e relaxante como nem muitos túristas vão là. Também aconselhamos sandboarding e observação de estrelas nesta área.

Se você não se quer afastar muito tempo das zonas habitadas, então aconselhamos uma excursão de apenas um dia no deserto de Agafay. Fuja durante um dia a confusão da cidade e venha praticar númerosas atividades como sandboarding, quadriciclo, equitação, e muito mais. Apesar não durar tanto como as outras, esta opção é igualement recomendada.

Excursão de um dia no deserto de Agafay

 

Que lugares posso visitar durante a minha excursão no deserto de Marrakech?

Em direção de todas as dunas de Marrakech:

Cordilheira do Atlas

A cordilheira do Atlas de Marrocos é um dos grandes caminhos de trekking do norte da África e é o lar da população berbera. Estende-se por 2.500 km através do Marrocos.

Aldeia de Ait Benhaddou

Uma aldeia fortificada entre o Sahara e Marrakech, é reconhecida por ser um dos melhores exemplos de arquiteturas marroquinas feitas de argila. Hoje em dia é habitado por quatro famílias e uma dúzia de comercios.

Atlas Film Studios

O maior estúdio de cinema do mundo, situado nos arredores de Ouarzazate. Foi construído em 1983 quando a área precisava de um estúdio permanente. É um destino muito popular, sobretudo para os fãs de cinema, porque muitas decorações et objetos usados em filmes famosos foram deixados là.

Ouarzazate

Também chamada a “Porta do Deserto”, Ourzazate é a capital da província de Ourzazate e situa-se no sul do Atlas. É habitada por falantes Berber e tornou-se um importante destino de férias em Marrocos, famoso por as excursões pelo Vale do Draa e pelo deserto. Também é um local de filmagem famoso.

Em direção das dunas de Erg Chebbi e Erg Lihoudi de Ouarzazate

Oásis de Skoura

Situada na província de Ouarzazate, pode-se ver as ruínas dos castelos de barro e as palmeiras que se estendem o longo da estrada.

Vale de Dades, também conhecido como o Vale das Rosas

Um desfiladeiro esculpido pelo rio Dadès em Marrocos, onde o trekking é muito popular. O rio tem origem na cordilheira do Alto Atlas das Montanhas do Atlas, onde as paredes coloridas do desfiladeiro sobem de 200 a 500 metros.

Boumalne-Dadès

Uma cidade na província de Tinghir, Marrocos, localizada na borda do deserto. Lar do povo berbere, do tribo Ait Atta de Jbel Saghro e também os tribos de Mgouna, Sedrate, Hdiddou e Marghad.

Tinghir

Uma cidade no sul do Alto Atlas e norte do Anti-Atlas no sudeste do Marrocos. Ele possui um dos oásis mais atraentes no sul de Marrocos. Mas também pode participar em excursões ao longo dos desfiladeiros magníficos.

Desfiladeiros de Todgha

Uma série de canyons do rio da pedra calcária na zona oriental do Alto-Atlas. Espetaculares paredes de 600 metros que erguem de uma pista pedregosa. O lugar perfeito se gosta de caminhadas e escalada.

Rota dos 1000 Kasbahs

A Estrada dos 1000 Kasbahs é uma excursão que sigue a antiga rota de caravanas usada pelos sultões e comerciantes.

Merzouga

Pequena aldeia no sudeste do Marrocos, é aí que pode encontrar por perto o Erg Chebbi. Muitos turistas passam por cá porque se encontra no itinerário quando visitam Marrocos.

A cidade sagrada de Rissani

Uma cidade situada na província de Errachidia no leste de Marrocos, perto de Erg Chebbi. A Cidade Sagrada de Rissani possui muitas atrações que valem a pena se vistas, como castelos fortificados, o Mausoléu de Moulay Ali Chérif, Ksar El Fida, Ksar Oulad Abdelhlim, que ainda mantêm sua essência antiga.

Em direção de Erg Chegaga em Ouarzazate

Vale do Draa

Um vasto palmeiral de 200 km, povoado por aldeias e “Kasbahs” (castelos) que se espalham de Agdz a Mhamid, passando por Zagora.

Zagora

Situado no Vale do Draa e nomeado após as montanhas. Você pode desfrutar de um passeio pelo vale ou pelo deserto.

M’Hamid

Pequena aldeia situada ao lado da região de Zagora, é ai onde começa o Sahara. Altamente reconhecido como um local histórico, era aí onde as caravanas comerciais se reuniam antes de partir para Timbuktu e outros lugares. Você pode caminhar até a vila de Kasbah e Oulad Youssef através das palmeiras, fazer um passeio de camelo para as dunas próximas, dirigir quadriciclos e buggies, etc.

No caminho de volta para Fes de Merzouga

Vale do Ziz

Um rio no sul de Marrocos e Argélia, a sua água serviu a hidratar os viajantes que transitavam por aí.

Midelt

Uma cidade situada no centro de Marrocos, nas altas planícies entre as cordilheiras do Médio Atlas e do Alto Atlas. É um grande centro comercial agricola que serve o hinterland do pays. Midelt também é muito reputado por o delicioso cuscuz feito pelas mulheres da aldeia.

Ifran

Considerada a Suíça do Marrocos, Ifran é uma pequena cidade nas Montanhas do Médio Atlas, conhecida por sua arquitetura de estilo alpino e pelas encostas de esqui e florestas próximas e por ser a aldeia mais limpa e bem tratada do país.

 

Quanto tempo leva para chegar lá?

Dunas de Erg Chebbi : Dependendo do transporte que você leva, pode levar de 6 a 7 horas passando por Merzouga. Há uma viagem de 3 dias disponível que sai de Marrakech para Merzouga por o vale de Dades. E também visita a duna Erg Chebbi.

Erg Chegaga : Aproximadamente 5 horas de Marrakech por Zagora. Há uma viagem de 2 dias disponível que sai de Marrakech para Zagora e que o leva visitar a duna Erg Chegaga.

Erg Lihoudi : Aproximadamente 6 horas de Marrakech para o deserto Erg Lihoudi. Há uma viagem de 2 dias disponível partindo de Marrakech levando-o para Erg Lihoudi.

 

Quanto custa uma excursão no Deserto de Marrakech?

O preço vai variar dependendo da excursão que escolheu é claro. Quanto tempo vai durar, as acomodações que vai querer, as atividades que vai fazer… Isso tudo vai determinar o preço. Os preços também muda considerávelmente entre um guia privado ou se for com um grupo.

Todos os passeios no deserto de Marrakech

 

Como reservar?

Há duas opções possíveis para reservar a sua excursão:

  • Tem a opção de reservar online um carro ou transporte, e reservar no sitio o seu passeio de camelo em Marrakech. Todavia, não aconselhamos conduzir em Marrocos, pode ser perigoso e é melhor se for acompanhado de um guia que conheça as estradas.
  • O melhor é a opção tudo incluso, com motorista experiente, hotéis, passeios de camelo em Marrakech e acampamentos noturnos nas dunas. Esta opção é bastante vantajosa, pois você provavelmente terá mais privilégios.

Consulte TourScanner para comparar preços online e encontrar as melhores ofertas para umas férias em Marrocos inesquecíveis.

Compartilhe no Pinterest 🙂

excursão no Deserto de Marrakech - Pinterest

Raquel é gestora de conteúdos na TourScanner. A sua licenciatura em Marketing combinada com um mestrado em Multimédia e o gosto pela fotografia, levaram ao seu interesse por Marketing de Conteúdo e foi na TourScanner que conseguiu conciliá-lo com a sua outra grande paixão: viagens. Nascida em Portugal, o seu coração pertence ao mundo. Com mais de 20 países visitados, desde as praias paradisíacas do México, os locais históricos da Albânia ou as ruas movimentadas da Coreia do Sul, pesquisa constantemente novos sítios para explorar, motivada pelo desejo de os partilhar, seja através de textos ou da lente da sua câmera.